Contraturno F2

A Carandá Educação oferece uma grade de ensino abrangente, com atividades no período da tarde:

Aulas de Inglês  

O curso de Inglês da Carandá vem sendo reformulado e reavaliado ano a ano e, desde 2019, conta com a assessoria de Maria Teresa Aranda*. 

Nossa meta é que possamos ensinar os atributos específicos da língua, seu léxico e sua gramática, ao mesmo tempo em que buscamos desenvolver a competência para os usos da língua dentro de contextos significativos.  

“Assim, como no caso da língua materna, o ensino de Língua Estrangeira deve ‘considerar o uso da língua como parte de um acontecimento social mais amplo (…) por exemplo, o que se escreve, para quem e com que finalidade; em que circunstâncias se escreve e se lê; que ações humanas desencadeia; como circula na sociedade etc.” 

Projeto Político Pedagógico 

 Cada vez mais a língua inglesa tem sido a língua do encontro, aquela que nos possibilita estarmos em contato com os outros povos, com a produção cultural universal, com as grandes questões contemporâneas. Dessa forma, tomamos uma série de medidas para fortalecermos o ensino de Inglês na escola. 

 Os alunos de 6º ano não serão mais divididos em níveis de proficiência, mas serão divididos em grupos menores que o grupo-sala. Teremos, em média, 18 alunos nas aulas de Inglês, todos do 6º ano. A língua está no centro dos diversos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que conduzem à aprendizagem. Entendemos que o alinhamento curricular do inglês com as outras áreas do conhecimento, por série, possibilita aos estudantes ampliarem seu uso, ao discutirem, por exemplo, temas relevantes da série, relacionados a projetos das outras disciplinas. 

Ao integrarmos a linguagem escrita e a oralidade, também presente nesses contextos, expandimos o repertório linguístico dos alunos, sua capacidade leitora e a produção textual. Ao longo dos próximos anos, o mesmo acontecerá do 7º ao 9º ano. Porém, em 2022, como parte da transição, os alunos de 7º ano terão como mudança as aulas divididas em dois dias da semana, separados por nível. Já os alunos de 8º e 9º seguem com a proposta original: aulas duplas, por nível. As avaliações passarão a ser trimestrais, como nas outras disciplinas. 

 

Orientação Educacional e Projeto

Durante os anos finais do Ensino Fundamental, os(as) estudantes participam de aulas de orientação educacional, em encontros que tratam de temas fundamentais para seu desenvolvimento: adaptação ao novo segmento, dinâmica de grupo, relacionamento com colegas e professores(as), desempenho escolar, orientação de estudo sexualidade, drogas e passagem para o Ensino Médio são alguns dos temas abordados.

Os(As) estudantes participam também de aulas que enfocam a organização para o trabalho em grupo, vivenciando funções relativas aos diferentes papéis em atividades coletivas.

 

Treino Esportivo 

O esporte é fundamental para o desenvolvimento de jovens em idade escolar. Atenta a isso, a Carandá  oferece aos seus alunos e alunas o Treino Esportivo. Por meio dele, em paralelo às aulas, os(as) estudantes podem praticar modalidades esportivas de Badminton, Futsal, Handebol e Vôlei. 

A adesão a essas práticas promove muitos benefícios aos alunos. Além de melhorar aspectos físicos e sociais, também são desenvolvidos valores como cooperação, solidariedade e respeito a si e ao outro. A convivência com os amigos da escola em outros ambientes, fora da sala de aula, ajuda na resolução de conflitos e, por consequência, resulta em uma relação mais harmoniosa. Com tudo isso, a prática esportiva ajuda a aprimorar a qualidade de vida, contribuindo na melhoria do desempenho acadêmico.

Os treinos ocorrerão uma ou duas vezes por semana (dependendo da modalidade), com uma hora e quarenta minutos de duração. Em razão da mudança de ciclo, e de um período de adaptação às novas solicitações acadêmicas, aos alunos e alunas do 6º ano será liberada a participação em apenas uma modalidade esportiva. A partir do 7º ano, os(as) alunos(as) poderão participar de mais de um treino. 

Os(As) alunos(as) dos 6º, 7º, 8º e 9º anos terão treinamento esportivo obrigatório e o(a) aluno(a) inscrito nos treinos só poderá mudar de modalidade após o encerramento do semestre. 

 

Opção de período estendido e atividades complementares 

– Opção de mais tempo na escola;
– Sala de estudos supervisionada até as 16h30;
– Convivência entre amigos(as), espaço para organizarem atividades como saraus, festivais, campeonatos e o que mais criarem. 

6º e 7º ano 

Os alunos que estiverem na escola das 13h00 às 16h00 devem cumprir o horário de estudo monitorado por pelo menos uma hora. A partir das 16h00, o horário é livre: o aluno pode continuar o estudo de forma individual. 

8º e 9º ano 

Os alunos têm autonomia para organizar seu tempo livre e de estudos no período da tarde. 

 

Cursos livres opcionais  

A proposta de Cursos livres compõe o período da tarde em uma estrutura flexível, contando com maior autonomia dos alunos e alunas.Temos opção de 1x ou 2x por semana, com aulas de 1h de duração e calendário pensado em módulos.Os cursos são: Jazz, Percussão, Tênis de Mesa, Esgrima, Teatrando e Maker. Abrimos também a possibilidade dos alunos e alunas sugerirem outras modalidades que ainda não estejam na nossa grade de atividades.

As inscrições ocorrem pela área restrita do site ou pelo e-mail: cursos.livres@carandaeducacao.com.br