Atividades Complementares

 

HORÁRIOS 2021

 

HORÁRIOS 2022

CAPOEIRA

Em parceria com o Grupo de Capoeira Mandinga.

As aulas de Capoeira seguem os fundamentos básicos da Capoeira Regional, assim como os fundamentos de raiz da Capoeira de Angola e os avanços da Capoeira Moderna.

Preservando a cultura brasileira, as aulas contam com danças típicas, contos, vestimentas, musicalidade e cantos do folclore brasileiro.

Além de ensinar os movimentos básicos, as crianças experimentam ações de flexibilidade, coordenação e percepção espacial, possibilitando um encontro com o seu corpo, com suas limitações e como superá-las, trabalhando o universo de ordem cognitiva, motora e afetivo-social.

Professores: Mauro Rocha e Wellysson Alves (Curisco)
Currículo: Mauro: Capoerista há 42 anos, formado no Grupo Luanda sob comando do Mestre Valdenor dos Santos. Fundador do Grupo Mandinga com atuação em projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade.
Curisco: Capoerista há 22 anos, formado em Educação Física e professor de capoeira no Grupo Mandinga.

Aulas: 2x semana
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: I3 ao 5º ano

CIRCO

Em parceria com a Bem Me Quer Sports.

Nas aulas de Circo, além das qualidades físicas como o equilíbrio, a consciência corporal, agilidade, coordenação motora, alongamento, flexibilidade e força, também são desenvolvidas a melhoria da autoconfiança e da superação de medos, que são trabalhados pelos constantes desafios propostos.

As movimentações em grupo desenvolvem também a cooperação, a troca de experiências e ajuda mútua.

As aulas incluem o uso de diferentes equipamentos de arena, como:

– cama elástica;
– “aéreos”: trapézio, lira, tecido;
– malabares;
– exercícios de solo.

Professora: Laúcia Almeida
Currículo: Especialização em contorções, aéreos, equilibrismo e acrobacias
Duração: 45 minutos
Aulas: 2x semana
Faixa Etária: a partir do I5

DANÇA

A Dança na Carandá Educação traz a prática das mais variadas expressões. As crianças são incentivadas a perceber seu próprio corpo no espaço e, de forma lúdica, desenvolvem as mais diversas habilidades motoras.

Ao longo das aulas, trabalhamos diferentes ritmos e estilos, apresentando diversas culturas, instigando a criatividade e sempre respeitando o ritmo de cada aluno.

Mesclamos momentos de criação livre com passos que auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio aliado à coordenação motora. O objetivo é que com o tempo possam avançar na consciência corporal e passar a reconhecer os limites e capacidades do próprio corpo.

As relações sociais são ampliadas, a musicalidade e as brincadeiras que fazem as crianças se movimentarem estão sempre presentes, tornando as aulas prazerosas e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento físico e emocional.

Professoras: Flávia Bravo e Valéria Moraes
Currículo: Flávia Bravo – Formação em Dança e Pedagogia
Valéria Moraes – Formação em Dança e Teatro
Aulas: 2x semana
Faixa etária: I3 ao 2º ano

ESGRIMA

Em parceria com o Instituto Touché.

Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, 1896, a esgrima é um esporte que agrega benefícios como agilidade, reflexo, raciocínio rápido, capacidade de solucionar problemas, postura e, claro, muita diversão.

Além do desenvolvimento de capacidades físicas e motoras, o programa busca, principalmente, trazer valores olímpicos atrelados ao respeito, amizade e excelência, utilizando metodologia desenvolvida pelo Instituto.

Professor: Bianca Duarte
Currículo: Formada em Educação Física e professora do Instituto Touché
Aulas: 2x semana
Faixa etária: 1º ao 5º ano

FUTSAL

Você sabia que o futsal é o esporte mais praticado no Brasil e é considerado completo por desenvolver capacidades e habilidades que ultrapassam as quatro linhas?

Nas aulas de futsal, são utilizados jogos e brincadeiras com foco nas especificidades do futsal, possibilitando um desenvolvimento contínuo da modalidade ao longo dos anos, desde a Educação Infantil até o Fundamental I.

De forma conectada, ensinamos a lógica do jogo e os padrões dos gestos motores específicos (passe, finta, drible e finalização), fugindo da ideia de repetição de movimento e limitação da criatividade.

Respeitamos e entendemos que cada criança aprende e se desenvolve de uma maneira diferente, por isso, utilizamos a diversidade de jogos e materiais para possibilitar a evolução e inclusão de todos.

Com essa bagagem, o aluno chegará mais preparado ao treino esportivo, que ocorre ao longo do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Professora: Amanda Delesposti
Currículo: pós-graduada em Pedagogia do Esporte
Aulas: 2x semana
Faixa etária: I3 ao 5º ano

ILUSTRAÇÃO

As aulas de Ilustração têm como objetivo despertar o raciocínio espacial, além de trabalhar as habilidades artísticas através da apreciação do belo e do harmônico. As aulas seguem propostas na construção de soluções coletivas e individuais para desafios artísticos propostos pelo professor. A arte no cotidiano urbano é a inspiração para insights artísticos do grupo.

As aulas abordam temas como manchas, linhas, projeções, desenhos de observação, introdução a perspectivas, colagem, histórias em quadrinhos, além de intervenções no ambiente em que o aluno está inserido.

Professores: Ramon Muniz
Currículo: Ilustrador, Professor de Desenho, Diretor de arte.

Aulas: 2x semana
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: 3º ao 5º ano

JAZZ DANCE

O Jazz Dance na Carandá Educação busca a renovação constante e o estímulo da capacidade de cada aluno se expressar corporalmente.

Ele é um estilo de dança com movimentos livres e dinâmicos. Influenciados por diversos estilos, o Jazz Dance faz com que os alunos tenham maior percepção, equilíbrio e coordenação motora do seu corpo ao combinar os movimentos.

De forma lúdica, a musicalidade, a noção de espaço e autoconfiança são aspectos trabalhados ao longo das aulas, trazendo inúmeros benefícios como a socialização, melhoria no condicionamento físico e o aprimoramento de habilidades motoras.

Uma dança alegre que valoriza os movimentos, tornando as aulas prazerosas e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento físico e emocional.

Professoras: Flávia Bravo e Valéria Moraes
Currículo: Flávia Bravo – Formação em Dança e Pedagogia
Valéria Moraes – Formação em Dança e Teatro
Aulas: 2x semana
Faixa etária: 3º ao 5º ano

JUDÔ

Em parceria com a Bem Me Sports.

Seguindo uma metodologia lúdica e educativa, o judô desenvolve valores sociais e morais como disciplina, concentração, autocontrole e respeito.

Na modalidade, são trabalhadas a capacidade de lidar com conceitos de “ganhar e perder”, hierarquia, persistência e, associada a esses fundamentos, o aluno adquire experiência motora, aprimorando a psicomotricidade, o reflexo e a consciência corporal.

Tradicionalmente, o judô inclui um sistema de graduação. A conquista de uma nova faixa está diretamente ligada à aquisição dos conhecimentos transmitidos pelos senseis e pela prática adquirida nas aulas, incentivando e motivando os(as) judocas a passarem para o próximo nível.

Professores: Ivan Ferreira e Douglas (Big)
Currículo: Ivan – Formado faixa preta de JUDÔ pela Sociedade Esportiva Palmeiras e faixa preta de JIU-JITSU pela Gracie SP
Douglas – Formado em Educação Física. Graduado faixa preta de judô e jiu-jitsu desde 2006.
Duração: 45 minutos
Aulas: 2x semana
Duração: 45 minutos
Faixa Etária: a partir do I3

NATAÇÃO

Em parceria com a Bem Me Sports.

As aulas de Natação na Carandá Educação buscam estimular o desenvolvimento corporal e ensinar os conceitos e técnicas de cada estilo de nado.

Os níveis de aprendizagem são diferenciados por cores específicas de toucas, estimulando a motivação e rendimento.

As aulas são divididas em:

ADAPTAÇÕES

Estrela do Mar (touca amarela): Por meio de histórias, a criança será estimulada a caminhar, fazer imersão, controlar as vias respiratórias e realizar pequenos deslizes autônomos.

Cavalo Marinho (touca laranja): Por meio de brincadeiras e aulas temáticas, o objetivo deste nível é a conquista da sustentação corporal autônoma (cachorrinho).

NÍVEIS

Peixinho (touca vermelha): O objetivo deste nível é a conquista do nado crawl, com respiração lateral e a propulsão de pernas do nado costas.

Arraia (touca azul claro): O objetivo deste nível é o aprendizado do crawl com a respiração bilateral, do nado costas completo e vivência rudimentar do nado peito.

Golfinho (touca azul escuro): Por meio de desafios individuais, as aulas buscam o aperfeiçoamento técnico dos nados crawl e costas e o aprendizado do nado peito. Vivência rudimentar do nado borboleta e das saídas e viradas simples.

Tubarão (touca cinza): Por meio de desafios em grupo, intensificam-se o aperfeiçoamento e a exigência de todos os nados com técnicas específicas, assim como, saídas e viradas olímpicas.

TREINAMENTO

Marlin (touca preta): Etapa do polimento e refinamento dos nados, trabalha-se a variação de velocidade (explosiva e contínua), resistência e força.

INFORMAÇÕES GERAIS

As aulas contam com supervisão contínua de um Guarda Vidas.

A piscina é aquecida e tratada com ozônio.

Há uma equipe de apoio nos vestiários (feminino/masculino) para auxiliar as crianças no banho e organização das mochilas.

Professora: Crislaine
Currículo: Crislaine – Graduação em Educação Física e Pós graduação em Educação Física Escolar.
Uniforme: sunga ou maiô, touca (específica de cada nível), chinelo e óculos.
Aulas: 2x semana
Duração: 45 minutos
Faixa etária: I3 ao 5º ano


OFICINA DO TEATRO CRIADOR

O Teatro Criador é uma atividade de arte com o foco na expressividade.

Com mais de 20 anos, o curso tem como objetivo instigar a criança a ser criadora: das histórias, das brincadeiras, dos personagens, cenografia e trilha sonora.

Nele, buscamos uma experiência viva, intensa, mobilizadora, salientando a capacidade de projetar-se, de sair de dentro para compor com os outros, num caldeirão de construção de identidade.

O combustível da Oficina do Teatro Criador é o brincar, o jogo com as linguagens cênicas e dependendo da idade da turma, chegar a um espetáculo criado por eles próprios.

Professor: Tom Wil
Currículo: produtor cultural, teatrólogo, professor e criador das Oficinas de Criação e Expressão e de projetos corporativos.
Aulas: 1 x semana
Faixa etária: I3 ao 5º ano

PROGRAMAÇÃO DE GAMES

Em parceria com a Happy Code.

As aulas de Programação de Games buscam ensinar conceitos básicos de lógica de programação, matemática e artes por meio da produção de jogos.

Os alunos aprendem a criar mundos digitais, regras e comportamentos para cada aspecto de seu jogo, proporcionando uma experiência divertida, com o desenvolvimento de noção de posicionamento e criação de elementos .

Para os alunos do I5 ao 1º ano é usado o Scratch 3.0, ferramenta que proporciona a criação de jogos programados em blocos coloridos.

Tal instrumento viabiliza o primeiro contato com o posicionamento de elementos de interface e arte, estimulando o seu contato inicial com a lógica de programação.

Já os alunos do 2º ao 5º ano usarão Construct 3 e Unity 3D, que permitem criações mais avançadas.

O Construct 3 utiliza, além da programação em blocos, a construção de comportamentos e interações lógicas mais complexas. A Unity 3D, além de funcionar com modelos tridimensionais, possui codificação em texto, plugins (adições ao sistema) e possibilita a modularização de recursos dos jogos, facilitando ao usuário o adicionamento de recursos que já foram criados.

Professor: Joe Diniz
Currículo: Bacharelado em Design de Games, experiência com Unity 3D e linguagem de programação C#, Arduino e Construct 2 e 3
Aulas: 2x semana
Faixa etária: I5 a 5º ano (iniciantes, intermediário)

SKATE

O Skate sempre teve uma diversidade de participantes muito grande no Brasil. De crianças a idosos, a prática agrega muitos benefícios aos praticantes e por se desenvolver em vários pisos, sua prática é fácil de ser adicionada ao cotidiano.

A modalidade ganhou muita visibilidade nas últimas olimpíadas, mas sempre teve seu espaço nas pistas e ruas de São Paulo. A prática do Skate desenvolve muito o equilíbrio, tanto o dinâmico como o estático.

O conhecimento corporal e suas possiblidades de movimentação segmentada dão ao praticante a possibilidade de ir agregando ao skate manobras e saltos.

Professores: Fernando da Cunha
Currículo: Instrutor de aulas de skate coletivas e individuais
Aulas: 2x semana
Duração: 45min
Faixa etária: 1º a 5º ano

RECREAÇÃO AQUÁTICA

Água – O meio líquido nos traz várias sensações de prazer, mas demanda uma preocupação quanto à sobrevivência. A adaptação a este novo meio, que não é o nosso habitual, pode se dar por diversas maneiras.

A natação, focada na aprendizagem dos nados, é a forma mais tradicional e adapta o aluno ao meio líquido através de movimentos técnicos de deslocamento.

A recreação aquática, focada no brincar na água, proporciona ao aluno a possibilidade de lidar com este ambiente de diversas formas motoras, conhecendo e controlando o corpo nos deslocamentos e apneias necessárias. Aqui o foco não é a técnica, mas o aumento do leque motor para que tenha uma resposta motora ampla para os desafios que a água oferece.

Professor: Edinaldo Junior (Edi)
Currículo: Bacharel em Educação Física, Professor de Natação.
Aulas: 1x semana
Duração: 45min
Faixa etária: I4 a 5º ano

TEATRANDO – O Teatro Educando

Com mais de 20 anos em parceria com a Carandá, o curso Teatrando foca na interação com colegas e desenvolvimento da criatividade.

As dinâmicas de ensino são renovadas constantemente. Nelas, brincamos com o corpo, com a voz, com a criação de personagens e histórias por meio de jogos que estimulam o raciocínio e o trabalho em grupo, tudo numa aula planejada exclusivamente para cada grupo.

Nosso olhar faz com que as dinâmicas de ensino do Teatrando sejam renovadas constantemente, trazendo diversão e dinamismo para as aulas.

Professor: Gilson Totti
Currículo: Ator, diretor, escritor e professor de teatro formado pelo Teatro Escola Célia Helena
Aulas: 1x semana
Faixa etária: 2º ao 5º ano

TECLADO

Em parceria com o Território da Música.

As aulas de teclado buscam promover confiança e solidez na caminhada musical do aluno, bem como seu gosto pelo estudar.

Ele é o instrumento mais indicado no início do processo de musicalização. Sua identidade visual e sua tocabilidade são de fácil assimilação, permitindo que os conteúdos musicais sejam apreendidos de forma rápida e prazerosa.

Durante o curso, serão abordados temas como leitura e escrita musical, técnica pianística, ritmo, melodia, harmonia, repertório erudito e popular, performance e percepção musical.

Professor: Carolina Weingrill Travesso
Currículo: professora de canto, diretora musical, maestrina, cantora, preparadora vocal, arranjadora e pianista.
Aulas: 2x semana
Faixa etária: 1º a 5º ano

TÊNIS DE MESA

Em parceria com o CTAR (Centro de Treinamento de Alto Rendimento).

As aulas de Tênis de Mesa oferecem um trabalho corporal completo, pois além das habilidades e capacidades físicas envolvidas, também abordam aspectos cognitivos de tomada de decisão e concentração, proporcionando aos alunos novas experiências corporais.

A prática da modalidade colabora no desenvolvimento do raciocínio na solução de problemas, quando, por exemplo, trabalhamos os efeitos colocados na bola ou quando aprendemos a recepcionar um saque.

Também exercitamos a coordenação motora, orientação espacial e consciência corporal ao propor atividades que agregam movimentação, técnicas específicas da modalidade e direcionamento das bolas. Tudo isso sem deixar de lado o principal, muita diversão!

Professor: Ederson de Assis (Tedy)
Currículo: Formado em Educação Física, trabalhou com atletas da seleção paulista e brasileira. Professor no Ipê Clube e sócio fundador do CTAR – Centro de treinamento de Alto Rendimento.
Aulas: 2x semana
Material: raquete
Faixa etária: I3 a 5º ano

YOGA

As aulas de Yoga promovem a união entre mente e corpo, fazendo com que tenhamos um olhar mais assertivo nos pensamentos, palavras e ações.

As aulas são adaptadas para diversas idades, com foco nos exercícios respiratórios, meditação, posturas específicas e relaxamento. Elas serão abordadas por meio de histórias que trabalham a imaginação, criatividade e reconhecimento de emoções.

Exercícios respiratórios auxiliam no controle de emoções como a raiva e a euforia.

A meditação nos traz o momento presente e nos auxilia a agirmos com menos impulsividade em situações de estresse.

As posturas do yoga nos trazem força, flexibilidade, leveza, equilíbrio, desafios e concentração para o corpo e a mente.

O relaxamento é uma forma de trazer bem-estar e tranquilidade ao praticante. Ele fica descontraído e leve e isso potencializa os efeitos da sua prática.

Professora: Mariela
Currículo: formada em Educação Física, Hatha Vinyasa Yoga e Yoga com Histórias
Aulas: 2x semana
Faixa etária: I3 a 5º ano

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: integral@carandaeducacao.com.br