Contraturno Ensino Médio

A Carandá Vivavida oferece uma grade de ensino abrangente, com atividades no período da tarde:

Aulas de laboratório do 1º ano do EM

Os alunos de Ensino Médio têm atividades frequentes no laboratório da escola. Estas atividades são programadas de acordo com planejamento das disciplinas de Ciências Naturais e serão comunicadas nas aulas destas disciplinas.

Os alunos de 1º ano do EM terão aulas divididos em dois grupos, no período da tarde, seguindo planejamento das disciplinas de Física e Química.

Encontros de orientação de monografia.

O projeto monografia é uma continuação do processo, iniciado no Ensino Fundamental 2, de formação do aluno pesquisador.

Seus principais objetivos são o aperfeiçoamento do exercício da escolha, o aprofundamento conceitual e metodológico através da proposta escolhida e a realização de um trabalho de síntese que propicie condições para o desenvolvimento da autonomia intelectual.

Inicialmente os alunos escolhem um tema de seu interesse e uma questão a ser respondida pelo projeto. Passam, então, a realizar o projeto em seus diversos momentos: recorte do problema, escolha da metodologia, levantamento bibliográfico, estudo de fontes primárias e secundárias, registro e observação, análise – refletindo sobre seu percurso e procedimentos de estudo.

A partir do segundo ano do Ensino Médio os alunos desenvolvem esse projeto de pesquisa pessoal orientado quinzenalmente por um professor. Eles escolhem o tema a ser pesquisado bem como definem uma questão de investigação.

O terceiro ano é dedicado ao desenvolvimento do projeto e inclui a produção de uma versão escrita e uma apresentação oral para a comunidade escolar.

Inglês

O Inglês segue uma estrutura de organização por nível e não por série. Por conta disso, as aulas são durante o período da tarde e o curso é semestral.

Há uma avaliação para sabermos em que nível de conhecimento da língua inglesa se encontra cada aluno. A partir daí, terá aulas duplas numa tarde, junto com colegas de seu mesmo nível.

Programa de Apoio ao Estudo

Este programa é composto pelas seguintes etapas de trabalho:

a) Tutoria – exclusiva para os alunos do 1º ano, é a metodologia de formação em serviço, realizada no cotidiano da escola por um profissional mais experiente, que reconhece, valoriza e parte dos conhecimentos e da vivência do tutorado para desencadear o processo de aprendizagem, buscando agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar. Nesse sentido, tutor e tutorado constroem uma relação de parceria e corresponsabilidade, com foco no desenvolvimento da prática do tutorado, de forma customizada, sempre com o objetivo de melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.

Neste âmbito, propõe-se, então, um conjunto de atividades e materiais que possam:

– Contribuir para a discussão a respeito das representações e significados que os alunos atribuem à escola e às atividades acadêmicas.

– Contribuir para a discussão a respeito dos fatores que afetam seu desempenho como estudantes.

– Contribuir para estimular o processo de avaliação e auto avaliação das aprendizagens realizadas.

b) Oficina de Leitura e Escrita – visa contribuir para o aprimoramento da competência escrita e leitora, tendo como eixo fundamental a integração das diversas áreas do conhecimento e a inserção em práticas de leitura e escrita efetivas e significativas.

c) Oficina de habilidades Matemáticas – visa contribuir para o aprimoramento do raciocínio lógico-dedutivo e das habilidades ligadas ao cálculo numérico e resolução de problemas, tendo como eixo fundamental a integração das diversas áreas do conhecimento que se utilizam desses recursos.

d) Plantão de Dúvidas – a convocação dos alunos é feita a partir de um diagnóstico inicial feito pelos professores, seja através de prova, trabalho ou observação das atividades desenvolvidas em aula. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas surgidas depois das aulas regulares e do estudo individual.