Atividades Complementares

BALLET

As aulas de Ballet no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com a Bem Me Quer Sports.

O respeito pelas fases do desenvolvimento do aluno e, principalmente, pelo seu corpo, com suas facilidades e limitações é a base que fortalece o ensino dessa arte. Para isso utilizamos um pouco de cada técnica existente no ballet clássico (Royal Academy of Dance / Vaganova / Russo).

A partir do nível Preparatório (2º ano), a técnica é aplicada sem deixar que a criatividade se perca. Iniciamos o trabalho de nomenclatura específica do ballet clássico. A troca de nível se dá pelo desenvolvimento técnico e não apenas pela idade. Assim conseguimos proporcionar um ensino diferenciado, para que o aluno alcance a capacidade técnica, artística e musical necessária para evoluir ao nível seguinte.

Nos Níveis I e II intensificamos o trabalho da técnica. Os giros e saltos ganham força e velocidade, a musicalidade e a interpretação tornam-se mais presentes. Com a evolução da técnica, inicia-se a aprendizagem da sapatilha de ponta. O trabalho desenvolvido no Ballet Clássico é mostrado aos pais através da Mostra de Dança ao final do 1º semestre, realizada na escola e do Espetáculo de Encerramento ao término do ano, realizado no teatro.

Ao final de cada mês, realizamos a Gincana da bailarina destaque, que visa descontrair e, ao mesmo tempo, trabalhar a disciplina, presença e as aptidões físicas da bailarina de forma prazerosa e divertida.

Faixa Etária: a partir do 2º ano
Professora: Louise.
Uniforme: Collant, saia, meia calça rosa e sapatilha rosa. (à venda na loja Cara de Cuica).
Nivel III, providenciar sapatilha de ponta
Obs.: As alunas devem estar com o cabelo sempre preso em coque.
Aulas: 2x/semana
Duração da Aula: 45 minutos

 

CAPOEIRA

As aulas de capoeira no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com o Grupo de Capoeira Mandinga, iniciado no ano de 1994, pelo Mestre Maurão. O grupo segue os fundamentos básicos da Capoeira Regional deixada por Mestre Bimba, assim como os fundamentos de raiz da Capoeira de Angola e os avanços da chamada Capoeira Moderna.

Um ponto importante é a preservação da cultura brasileira, por isso em nosso método de ensino está incluso um pouco do folclore brasileiro, como danças típicas, contos, vestimentas, musicalidade e cantos, entre outros fatores abordados pelo grupo. Além de ensinar os movimentos básicos da capoeira, durante as aulas as crianças experimentam ações de flexibilidade, coordenação, percepção espacial, possibilitando um encontro com o seu corpo, com as suas limitações e como superá-las. Temos também como objetivo central, trabalhar com todo um universo de ordem cognitiva, motora e afetivo-social. Durante o processo de ensino, condições são estabelecidas para que nossos alunos adquiram de forma sistêmica os conteúdos da capoeira, através da ação e reflexão, e se desenvolvam de acordo com princípios éticos fundamentais.

Ao final do primeiro semestre, realizamos uma aula aberta para que os pais possam acompanhar o trabalho. No segundo semestre, é realizado o Batizado da Capoeira. Os alunos novos, ao jogarem com o mestre, recebem o seu primeiro cordão (graduação) e os demais alunos passam para graduações superiores.

Faixa Etária: Inf. 3 a 5º ano.
Professores: Mauro e Curisco
Uniforme: camiseta e calça do Grupo Mandinga

Aulas: 2x/semana
Duração da Aula: 45 minutos

 

CIRCO

As aulas de circo no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com a Bem Me Quer Sports.

A alegria, a confiança, o trabalho em equipe, o processo de criação, a disciplina e as habilidades trabalhadas durante as aulas são como um trampolim para uma atividade física extremamente atraente e benéfica ao desenvolvimento da criança. A atividade circense desenvolve a coordenação motora, equilíbrio, força muscular e postura, além de proporcionar grande flexibilidade e alongamento de todo o corpo.

As aulas incluem o uso de todos os equipamentos de arena, cama elástica, trapézio, lira, tecido, malabares, slackline, flags, entre outros. Ao final de cada semestre o trabalho desenvolvido é demonstrado aos pais através de uma aula aberta.

Faixa Etária: a partir do Inf. 5
Professores: Orlando e Rafael
Duração: 45 minutos
Uniforme: macacão (à venda na loja Cara de Cuica) e chinelo
Aulas: 2x/semana
Duração: 45 minutos

 

DANÇA

Movimentar o corpo através das brincadeiras e da exploração do espaço físico, garantindo o desenvolvimento das capacidades perceptivas e motoras faz parte da proposta do nosso trabalho. A dança leva as crianças a terem consciência corporal e entenderem como o corpo delas se relaciona com o espaço.

As aulas mesclam diversas técnicas, respeitando a individualidade de cada criança, estimulando o autoconhecimento corporal, a espontaneidade, o trabalho em grupo e o prazer pela dança.

Faixa Etária: Inf. 3 a Inf.5
Professoras: Flávia e Valéria
Uniforme: collant, saia, meia calça rosa e sapatilha rosa (à venda na loja Cara de Cuíca).
Aulas: 2x / semana
Duração de aula: 45 minutos

 

FUTEBOL

A modalidade FUTEBOL é realizada em parceria com a Bem Me Quer Sports, na quadra da unidade 3 e na quadra do Ginásio Osmar Santos, em frente à escola, dependendo do horário da aula.

O aprendizado do futebol objetiva a conquista de técnicas motoras específicas através de atividades lúdicas e prazerosas. O futebol é utilizado como ferramenta de comprometimento em grupo para a formação de um ambiente ético e cooperativo na busca de um entendimento saudável da competição.

As aulas são divididas nas seguintes categorias:

Categoria (Inf. 5 a 2ª ano) – Os fundamentos básicos do futebol são apresentados aos alunos: passe, condução, domínio de bola e chute, cobranças de pênalti, jogos coletivos com formação simples e regras simplificadas. O ensino, nesta faixa etária, deve estar integrado aos jogos lúdicos e às brincadeiras.

Categoria (3º a 5º anos) – Desenvolvem-se dinâmicas, técnicas, posições específicas em campo, socialização e aprimoramento dos fundamentos básicos já adquiridos na etapa anterior. Com uma base motora mais desenvolvida, as aulas tornam-se mais técnicas onde são apresentados os fundamentos derivados como: cruzamento, cobranças de falta, cobrança de pênalti, lançamentos, tabelinhas e escanteios objetivando uma melhor atuação nos jogos.

Ao término de cada semestre é realizada uma aula aberta com a participação dos pais.

Faixa Etária: Inf. 5 a 5º ano
Professores: Arthur, Lucas e Bruno
Uniforme: shorts, camiseta e meião (à venda na loja Cara de Cuíca) chuteira e caneleira
Aulas: 2x/semana
Duração: 45 minutos

 

INGLÊS

As aulas de inglês são apresentadas em uma atmosfera lúdica e criativa. O desenvolvimento do curso é feito através de jogos, música, material de apoio (livros, tablets) e muitas brincadeiras. Dessa forma, os alunos vão se familiarizando com a estrutura e vocabulário da língua inglesa, ao mesmo tempo em que aprendem muitos aspectos de culturas diferentes.

Para os alunos do Ens. Fundamental I, o objetivo é ampliar o conhecimento adquirido durante as aulas curriculares. O aprendizado da língua em grupos menores possibilita um ritmo mais adequado às necessidades de cada um. As aulas são orais, os alunos interagem com a professora e com os colegas em diferentes atividades como músicas, exercícios de pronúncia, vocabulários e histórias.

Os grupos são divididos segundo a idade e também segundo o conhecimento do aluno.

Faixa Etária: Inf. 3 a 5º ano
Professora: Naira
Aulas: 2x/semana
Duração de Aula: 45 minutos

 

JUDÔ

As aulas de judô no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com a Bem Me Quer Sports.

O judô prioriza o desenvolvimento integral do aluno, nos domínios motor, físico, cognitivo e social. Através de uma metodologia lúdica, propiciamos uma ampla base de experiências nos diversos conteúdos que integram essa arte marcial, para que os alunos desenvolvam o prazer pela modalidade, levando-a como uma filosofia de vida.

O judô integra. Faz com que a criança aumente significativamente seus laços sociais e perceptivos e tome consciência do coletivo do qual faz parte. O intuito é formar lutadores éticos, educados dentro da filosofia do judô, formando cidadãos responsáveis, com caráter, princípios e atitudes.

Ao final de cada mês, é realizada a Prova de Graus, em que o aluno é avaliado e graduado com uma fita na faixa na cor relacionada ao seu nível de desenvolvimento. Este recurso tem, como objetivo, motivar e, principalmente, torná-lo responsável por sua evolução, já que a aquisição de determinada cor tem relação direta com sua postura, comportamento e desenvolvimento técnico. Quando o aluno apresenta uma maturidade técnica representada através dos graus adquiridos estará apto à Mudança de Faixa que ocorrerá em eventos como a aula aberta, para crianças menores de 5 anos, e o Randori para as crianças acima desta idade.

São realizados diferentes eventos ao longo do ano como aulas abertas, o Festival de Artes Marciais, Randori e CEJU (Campeonato Estudantil de Judô). Assim, os alunos participam de forma prática e real de uma competição. Esses eventos também permitem que os pais possam apreciar o desenvolvimento de seus filhos.

Faixa Etária: Inf. 3 a 5º ano
Professores: Ivan e Douglas
Uniforme: kimono, faixa (à venda na loja Cara de Cuíca) e chinelo. As meninas deverão estar de cabelo preso.
Aulas: 2x/semana
Duração da Aula: 30 minutos (Inf. 3 a inf.5) e 45 minutos (1º a 5º ano)

 

MUSICALIZAÇÃO

A proposta das aulas de musicalização do Espaço Cultura Viva é entrar em contato com a linguagem musical de diferentes formas: sentir e dar sentido a muitos conceitos, aplicando, entendendo com o corpo e brincando.

Nos encontros as crianças brincam de tocar e cantar, pesquisam história da música, diferentes gêneros musicais, conhecem instrumentos variados e aprendem os principais parâmetros sonoros”.

Faixa etária: Inf. 3 a 1º ano
Professor: Carolina Platero Martinelli
Aulas: 1 x/semana
Duração: 45 minutos

 

NATAÇÃO

As aulas de Natação no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com a BMQ Sports.

O método de Natação da BMQ Sports foi desenvolvido para despertar no aluno um interesse natural e constante pela prática de nadar. O trabalho é feito a partir de histórias, brincadeiras e desafios, conforme o nível de cada aluno.

Os níveis de aprendizagem são diferenciados por cores específicas de toucas, estimulando na criança a continuidade do trabalho na piscina, com motivação e rendimento.

As aulas são divididas em:

Adaptações

I – Estrela do Mar – Através de aulas historiadas e convívio com personagens marinhos, a criança será estimulada a caminhar, fazer imersão, controlar as vias respiratórias e realizar pequenos deslizes autônomos.

II – Cavalo Marinho – Através de brincadeiras e aulas temáticas, a criança será estimulada ao aprendizado da sustentação corporal sem colocar os pés no chão com a respiração frontal (cachorrinho). Inicia-se também a vivência do nado costas ainda com auxílio.

Níveis

I – Peixinho Dourado – Ainda através de aulas temáticas, jogos e brincadeiras, intensifica-se o trabalho da coordenação motora global, objetivando a conquista do nado crawl com respiração lateral e a propulsão de pernas do nado costas.

II – Arraia – Neste nível continua o aperfeiçoamento motor global, vivência rudimentar dos nados peito e borboleta. O objetivo principal deste nível é o aprendizado do crawl com a respiração bilateral e do nado costas completo.

III – Golfinho – Através de desafios individuais, as aulas buscam o aperfeiçoamento dos nados crawl e costas e o aprendizado do nado peito. Golfinho Dourado – Aperfeiçoamento do nado peito e inicia-se o aprendizado do nado borboleta de forma rudimentar.

IV – Tubarão – Através de desafios em grupo o trabalho é focado no aperfeiçoamento de todos os nados com as técnicas corretas. Tubarão Dourado – Aumentando o nível de exigência técnica, as aulas tornam-se mais competitivas e interativas. São intensificados os corretivos técnicos de todos os nados e aperfeiçoadas as saídas e viradas simples e olímpicas.

Treinamento

I- Marlin – Dando continuidade aos desafios individuais e coletivos, ao polimento e refinamento dos nados, neste nível trabalha-se a variação de velocidade (explosiva e contínua), resistência e força. Nessa fase o estilo próprio de cada aluno é respeitado para que se obtenha um melhor desempenho em todos os nados.

As aulas contam com supervisão contínua de um Guarda Vidas.

Nossa piscina é aquecida e tratada com ozônio.

Há uma equipe de apoio nos vestiários (feminino/masculino) para auxiliar as crianças no banho e organização das mochilas. A escola oferece xampu, condicionador e sabonete líquido.

Para que os pais acompanhem o trabalho, realizamos o Festival de Natação ao final de cada semestre.

Faixa etária: Inf. 3 a 5º ano
Professores: Crislaine, Isabel, Karen e Lucas
Uniforme: sunga ou maiô (à venda na loja Cara de Cuíca), touca (específica de cada nível) e chinelo.
Aulas: 2x / semana
Duração: 30 minutos (adaptações) e 45 minutos (demais níveis)

 

SAPATEADO

As aulas de sapateado no Espaço Cultura Viva são realizadas em parceria com a Bem Me Quer Sports.

O método de sapateado da BMQ Sports tem como objetivo desenvolver a musicalidade, ritmo e coordenação específica de membros inferiores, principalmente dos pés, buscando uma boa execução técnica.

As qualidades físicas principais desenvolvidas são coordenação motora, ritmo, musicalidade, alinhamento postural, espontaneidade e expressão.

As aulas são divididas por níveis:
* Tap Iniciante
* Tap Intermediário
* Tap Avançado

O trabalho desenvolvido no Sapateado é mostrado aos pais através da Mostra de Dança ao final do 1º semestre, realizada na escola, e do Espetáculo de Encerramento ao término do ano, realizado no teatro.

Faixa etária: a partir de 2º ano
Professora: Louise
Uniforme: collant rosa, saia e meia calça preta (à venda na Loja Cara de Cuica) e sapato próprio para sapateado.
Cabelo: preso em rabo de cavalo.
Aulas: 2x/semana
Duração: 45 minutos

 

OFICINA DO TEATRO CRIADOR

O Teatro Criador é uma atividade de arte, oferecida no Espaço Cultura Viva em parceria com a Bicicletas Voadoras, que tem como objetivo instigar os alunos para que eles sejam os agentes criadores da ação dramática. Isso significa participar da invenção da história, do fazer cenográfico, da trilha sonora, de compreender os limites do simbólico e concreto, de aprofundar o relacionamento social através da espera, da composição coletiva e criadora que o jogo teatral propõe.

O teatro transforma o fabular em experiência viva. Isso atrai, potencializa o aluno a se dedicar, a buscar caminhos que o levem, inevitavelmente, a lidar com sua expressão. Focamos o teatro do projetar-se, do sair de dentro, buscando a composição com o outro. É um movimento de construção de identidade: experimentando, pondo à prova, fazendo circular as interpretações de mundo num espaço seguro.

Expressar-se cria conexão e requer desejo. Conhecer requer desejar, coisa que o brincar provoca. O combustível da Oficina de Teatro Criador é a brincadeira.

Faixa etária: Inf. 3 a 5º ano
Professores: Tom Will
Aulas: 1x/semana
Duração: 1h30

 

INICIAÇÃO AO VIOLÃO

O curso, focado no ensino de violão para iniciantes, visa introduzir os alunos ao universo da música utilizando-se deste instrumento como ferramenta principal.

Para além de noções básicas relativas à técnica violonística, à leitura musical e às propriedades básicas da música (melodia, ritmo, harmonia etc.) o intuito é criar o gosto pela música, através de uma prática coletiva, organizada e divertida. As aulas são elaboradas a partir de um repertório didático que se desenvolve de maneira progressiva, visando o desenvolvimento de capacidades técnicas e da compreensão da linguagem musical.

Faixa etária: 1º a 5º ano
Professor: Leandro
Material: Violão
Aulas: 1x/semana

 

TEATRANDO – O Teatro Educando

O Teatrando é uma oficina educacional e lúdica em forma de curso anual, que utiliza as técnicas de teatro como ferramenta pedagógica. Uma atividade multidisciplinar integrando cultura e cidadania.

Durante o curso, os alunos realizarão uma série de jogos teatrais e atividades criativas norteados por um objetivo: desenvolver a cada semestre uma apresentação teatral. Assim, além do aspecto abstrato que toda a atividade artística possui, adicionamos um elemento concreto, aliando o aspecto criador e executor. Os alunos realizam as montagens teatrais em teatros com estruturas profissionais, um evento marcante para eles, as famílias e seus convidados.

O Curso Teatrando sempre trabalha com atividades compatíveis com cada faixa etária. Dessa maneira, estimulamos a reflexão, a percepção do universo simbólico, a integração social, a autoestima, a cooperação mútua, auxiliando diretamente o desenvolvimento da comunicação através do estímulo pela leitura e exercícios vocais. Não objetivamos a formação de atores profissionais, pois nossa metodologia está baseada em princípios humanísticos e no desenvolvimento pessoal e social do aluno.

Faixa etária: 2º a 5º ano
Professor: Gilson
Aulas: 1x/semana
Duração: 2 horas

 

FUN FRIDAY

As aulas do Fun Friday propõem vivenciar as atividades de rotina do Espaço Cultura Viva em inglês.

Na recreação trazemos muitas propostas desenvolvidas na língua inglesa! Passeamos pelos espaços da unidade 4 descobrindo como cada cantinho pode nos auxiliar no aprendizado!

O lanche também faz parte das nossas sextas, acontecendo em Inglês!

Os grupos são divididos por idade e também pelo conhecimento do aluno na língua.

Faixa Etária: Inf. 3 a 5º ano
Professora: Naira
Aulas: 1x/semana (sexta-feira)
Duração de Aula: 2h